ORB,  uma história de excelência

Na ORB, temos orgulho do nosso amplo conhecimento técnico e comprometimento com cada obra. Aqui, os restauradores trabalham em conjunto em cada peça incansavelmente até a restauração fiel de cada obra.

Paixão pela arte

Nirceu Helena é formado em Artes Plásticas pela Escola de Belas Artes de São Paulo. Cursou Restauro no Instituto Técnico de São Paulo, tendo como professor Domingo Isaac Tellechea.

Posteriormente, lecionou no mesmo Instituto Técnico, atividade que exerceu por 14 anos.

Mas foi a cidade de Bragança Paulista o local escolhido para exercer seu trabalho artístico, assim como o trabalho de conservação.

 

Iniciou em 1980 sua Galeria de Arte, que também foi a primeira sede da Oficina de Restauro, iniciada em 1987.

Com o incremento da procura pelo ofício de conservação e restauro de obras de arte e aprofundamento do conhecimento técnico, foi necessário montar sua equipe de restauradores e aparelhar profissionalmente o laboratório da Oficina.

 

Passou então a um local amplo, devidamente equipado, podendo também atuar em obras de grande porte. Ali, a equipe trabalha junta em cada uma das peças e busca sempre a excelência em cada um dos seus trabalhos.

O seu currículo inclui a conservação e restauro de obras diversas.

A oficina é referência na esfera da sua atividade pela qualidade dos trabalhos e dos materiais que emprega.

Nirceu Helena

Professor universitário de Desenho e Artes Plásticas formado pela Escola de Belas Artes de São Paulo desde 1961, com Licenciatura Plena desde 1970, pela PUC-SP; Conservador-restaurador de bens patrimoniais desde 1986,  exercendo a profissão em intervenções de diversas obras através do Instituto Técnico de Restauro, atuando em obras de Botticelli, Matisse etc. e na recuperação de 40 obras da Pinacoteca de São Paulo, 80 peças do Palácio do Itamaraty/RJ e obras da Embaixada Brasileira em Buenos Aires/Argentina. Como restaurador autônomo, trabalhou em obras de Tarsila do Amaral, Antonio B., Volpi, Lasar Segal, Salvador Dalí, Mabe, Tomie Othake e na restauração da Igreja do Rosário de Bragança Paulista/SP. Foi formador de diversos profissionais pelo Instituto Técnico de Restauro Domingos Tellechea e, hoje, continua a formar mais profissionais pela ORB – Oficina de Restauro Bragança, que fundou em 1987. Atua ainda como artista plástico e gravurista, tendo obtido premiações importantes, tais como: Menção Honrosa no Salão de Belas Artes/SP (1963), Medalha de Bronze em Escultura (1964), Medalha de Ouro de Pintura em Tampa Bay, Flórida.

Bárbara Zmekhol

Conservadora-restauradora de bens patrimoniais móveis desde 1996, efetuando intervenções de restauro em diversas peças e locais, com destaque para as obras de artistas contemporâneos expostas à céu aberto no SESC/Interlagos, telas de Oscar Pereira da Silva, Volpi, entre outros, bem como obras em papel, madeira, porcelana, pedra etc. Formada na área de Conservação e Restauro desde 2000, com duas especializações (Restauro Pictórico e Obras em Papel) em Firenze/Itália (2004). Graduada em Educação Artística pela FESB/Bragança Paulista em 2007. Pós-graduada em Arte-Educação pela FAAT/Atibaia. Cofundadora e integrante ativa na ORB – Oficina de Restauro Bragança. Professora universitária na FESB/Bragança Paulista desde 2008.  Diversos cursos em encadernação de livros e costuras diversas. Ministra diversos cursos, tais como conservação e restauração de telas, conservação e restauração de obras em papel, bem como workshops de encadernação, fabricação de papéis e papéis marmorizados. Participa ainda dos projetos “Memórias Construídas” e “Memórias Construídas-Intergeracional”, onde ministra cursos de Conservação de Patrimônio Artístico e Técnicas de Restauro, uma parceria entre Via Cultural e SESC, desde 2010.

Técnicas de Restauro com profissionais renomados do mercado

Restauro em madeira

Consulte-nos, nossa equipe está sempre pronta para atendê-lo!

Telefone: (11) 93374-0691

whatsaap.png

Cbmarketingboutique

whatsaap.png